1º Fórum da OMB-Bahia

No dia 30 e 31 de janeiro de 2015 foi realizado em Salvador o 1º Fórum da OMB-Bahia. O evento foi marcado por uma grande presença de médicos das diversas áreas e localidades, destacando colegas de Goiás, Piauí, Minas Gerais, além do interior do estado como Alagoinhas, Serrinha, dentre outros. Contou ainda com a presença do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Dr. José Abelardo, o Presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Francisco Magalhães, dentre outros.

As palestras proferidas abordaram as dificuldades do atual modelo de saúde, destacando a falta de investimentos e execução orçamentária governamental. Nas falas das personalidades presentes, destacam-se o retrato da corrupção no país pela ex-ministra Dra.  Eliana Calmon, e a luta em prol da saúde pela bancada médica, proferida pelo Deputado Federal reeleito pelo Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Henrique Mandetta. No dia seguinte, dentro do trabalho de planejamento estratégico, foram tomadas algumas decisões estruturantes da OMB, sendo definida a missão deste promissor grupo: “Ser a voz política dos médicos e acadêmicos de Medicina, com representatividade em todas as esferas de poder e junto à Sociedade.” Também foi definida a Visão: “Ser referência nacional na mobilização política dos médicos e acadêmicos de Medicina, em sinergia com as entidades médicas, buscando a excelência da saúde da população brasileira.”